Colégio Catamarã Referência | Ensino Fundamental II
page,page-id-15863,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Projeto Vaurien

do  6º  ao 9º ano.

FUNDAMENTAL2

Transformar informação em conhecimento.

O projeto educativo adotado no Colégio Catamarã para o Ensino Fundamental II leva em consideração as transformações físicas, intelectuais e afetivas próprias dos alunos destas idades, 11 a 14 anos. O PROJETO VAURIEN define suas finalidades educativas: transmitir aos alunos os elementos básicos da cultura; garantir os hábitos de estudo e trabalho que favoreçam a aprendizagem autônoma e o desenvolvimento de suas capacidades, formando-os como cidadãos livres e responsáveis.

Nesta faixa etária acontecem importantes processos:

Amadurecimento do pensamento

Inicia-se o pensamento lógico-formal e abstrato.

Início da adolescência

Aparecem as primeiras manifestações da adolescência: a intimidade, o juízo crítico, maior autonomia e o despertar da sexualidade.

Amizade

Os amigos tornam-se importantes referências para construção da própria personalidade.

EDUCAR DE FORMA PERSONALIZADA contando com a participação dos pais, da equipe de professores, do professor-tutor e do próprio aluno, procuramos diversificar os objetivos pedagógicos determinando os fundamentais e os individuais.

Objetivos fundamentais:

Conteúdos, destrezas, habilidades e atitudes a serem alcançados por todos em cada classe.

Objetivos individuais:

De ampliação e conhecimento. Respeitando o ritmo e a diversidade de cada um, estimulamos o desenvolvimento máximo de suas potencialidades.

• Assessoramento acadêmico pessoal

Cada aluno é acompanhado no aprendizado da organização do tempo de estudo e também das estratégias que otimizam a tarefa realizada em casa para aprofundamento e retenção dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

• Planos de melhora pessoal

Elaborados pelo aluno com o auxílio do professor-tutor visando seu progresso no aspecto acadêmico, afetivo e social.

• Programa Sistemático de Educação em Valores

Estudo de situações reais e da realização de ações solidárias em prol da coletividade.

Nosso Programa Inovador:

1.
Saber Pensar

2.
Regras internas

• Compreender o que se estuda
  • Programação pessoal
  • Prazos próprios

3.
Motivação Interna

• autonomia pessoal
  • auto avaliação
  • trabalho em equipe

4.
Comunicar/ comunicar-se em outros idiomas

5.
Ponto de vista do professor + ponto de vista pessoal

6.
Aprender a pensar e falar sobre o que aprendeu

7.
Assimilar e tirar conclusões

8.
Informar-se para pensar

9.
Processar e selecionar a
informação + novas tecnologias

10.
Integrar conhecimentos

11.
O professor explica, conduz, orienta, assessora.