Colégio Catamarã Referência | VISITA DO 5º ANO À CÂMARA DOS VEREADORES
single,single-post,postid-16646,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

VISITA DO 5º ANO À CÂMARA DOS VEREADORES

08 ago VISITA DO 5º ANO À CÂMARA DOS VEREADORES

visita_do_5o_ano_a_camara_dos_vereadores-8

No dia 02 de agosto de 2016, os alunos do 5° ano do Colégio Referência fizeram um passeio pedagógico pela Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo. A saída teve como objetivo complementar os estudos realizados nas aulas de História, ministradas pelo professor Raphael Barelli.

Ao longo do 2° trimestre, os alunos do 5° ano aprenderam sobre o encontro cultural entre portugueses e indígenas na região da América do Sul, durante o início do século XVI e sobre a atual organização político-territorial do Estado brasileiro. Na ocasião, os alunos aprenderam sobre as três funções do Poder na República Federativa (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Para complementar as explicações de sala, o professor Raphael Barelli levou os alunos para conhecer a Câmara dos Vereadores da cidade. Os alunos foram recepcionados pelo cerimonial da Câmara e tiveram uma pequena aula sobre a História do Brasil e do Legislativo. Em seguida, realizaram uma simulação de eleições para vereador (os alunos apresentavam-se como candidatos e propunham seus projetos de governo) e, uma vez eleitos, simularam uma discussão e votação de projetos de Lei.

A segunda parte da visita possibilitou a participação dos alunos em uma sessão ordinária da Câmara. Os alunos puderam observar uma discussão plenária real entre os vereadores da cidade. Ao final, o presidente em exercício na Câmara agradeceu – em transmissão ao vivo – a presença dos alunos do Colégio Referência.

Certamente, através destas pequenas ações e iniciativas, o “futuro político” do país será beneficiado!