Colégio Catamarã Referência | X Torneio Interescolar Colégio Catamarã 2015
page,page-id-16433,page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

X Torneio Interescolar Colégio Catamarã 2015

O Colégio Catamarã realizou, no dia 12 de setembro, a décima edição do Torneio Interescolar de Xadrez. Participaram nesta ocasião mais de 230 alunos, entre 7 e 16 anos de idade, e 16 escolas convidadas. O evento contou com uma série de atividades que honraram os dez anos consecutivos do torneio e a importância da modalidade para a escola.

Nosso Diretor, Cláudio Rigo, deu início ao torneio agradecendo a presença das escolas convidadas e destacando os valores trabalhados através do xadrez em sala de aula, assim como os benefícios para os alunos na sua formação.

Enquanto nossos participantes estalavam os dedos prontos a fazer o primeiro movimento, também se iniciavam as atividades paralelas:

A pesquisa científica, levada a cabo por dois professores da FEI, que consistia em responder 50 questões relacionadas ao xadrez olhando para um tabuleiro na tela do computador. Simultaneamente o movimento ocular do voluntário era acompanhado por um leitor ótico, que fazia a varredura mostrando, a cada resposta, o lugar do tabuleiro focado pelo participante. A pesquisa, da qual nosso professor Davy também faz parte, visa mostrar a diferença do local focado do tabuleiro durante as perguntas quando feitas a mestres e amadores.

Uma simultânea de xadrez para 16 pais de alunos, ministrada pelo Grande Mestre Internacional André Diamant, aluno do professor Davy e campeão brasileiro com apenas 25 anos, que veio prestigiar a décima edição do torneio.

Uma dinâmica com os alunos participantes, que entre as rodadas produziram um painel com a temática 10 ANOS DE XADREZ NO CATAMARÃ, sob coordenação dos professores de Artes, Camilla Rodrigues Marangão e José Luis Bomfim. O painel serviu como pano de fundo para a entrega de medalhas e troféus.

Todos os participantes receberam medalhas de participação, lanches e certificados. Os três primeiros classificados de cada categoria receberam troféus, além de uma premiação especial para os melhores resultados entre os alunos do Catamarã. Destaque para nossas alunas Giulia Higuchi e Ana Stella Bastos, 1ª e 2ª colocadas na categoria 12 F.

Para completar o grande dia, o Catamarã obteve o 1º lugar na classificação geral, seguido por Augusto Laranja e Móbile, 2º e 3º lugares respectivamente.

Parabéns aos vencedores e ao professor Davy! E agradecimentos a todos que contribuíram para a realização do X TORNEIO DE XADREZ COLÉGIO CATAMARÃ.